Total de visualizações de página

BASTIDORES DA ASTRONOMIA


O Planeta alienigena mais antigo
                               Crédito: NASA e H. Richer (British Columbia U.)
O mais velho planeta é um mundo primitivo 12,7 bilhões anos de idade que se formaram mais de 8 bilhões de anos antes da Terra e apenas 2 bilhões de anos após o Big Bang. A descoberta sugere que os planetas são muito comuns no universo e levantou a perspectiva de que a vida começou muito mais cedo do que a maioria dos cientistas nunca imaginou.
____________________________________________________________________________ 

Nebulosa olho de gato ou NGC 6543

NGC 6543 ou Nebulosa do Olho de gato é uma nebulosa planetária na constelação do Dragão. Estruturalmente é uma das nebulosas mais complexas conhecidas tendo-se observado em imagens de alta resolução do Telescópio Espacial Hubble mostrando jorros de material e numerosas estruturas em forma de arco. Foi descoberta por William Herschel em 15 de Fevereiro, de 1786 e foi a primeira nebulosa planetária cujo espectro foi pela primeira vez pesquisado sendo este trabalho realizado pelo astrônomo amador William Huggins em 1864.
 ________________________________________________________________________________

Titã, a maior lua de Sarturno 

Titã, maior lua de Saturno e a segunda maior do Sistema Solar, também supera em diâmetro o planeta Mercúrio e a Lua da Terra - Titã é uma vez e meio maior. É talvez a mais estranha de todas as luas porque é tão estranhamente familiar à Terra: também conta com lagos, montanhas e cavernas, vales fluviais, planícies de lama e dunas de deserto. A espessa atmosfera de nitrogênio detém névoa, poluição e nuvens de chuva. No entanto, as aparências podem enganar. Titã está 10 vezes mais longe do Sol do que a Terra e, sob uma luz fraca, sua superfície tem temperaturas de -180 °C.
 fonte:NASA
_________________________________________________________________________________

Mercúrio e Júpiter se apresentam
                       Créditos da Imagem & Copyright: Gõran Strand
Quando as tonalidades quentes do pôr-do-Sol, começam a se apagar, duas fontes luminosas começam a brilhar no crepúsculo noturno, essas fontes nada mais são que Mercúrio e Júpiter. Vagando para longe do Sol no céu terrestre, Mercúrio oferece boas condições de observação à medida que a primavera avança no hemisfério norte, onde o plano da elíptica faz um ângulo acentuado com o horizonte oeste. Porém Júpiter continuará sua jornada, se afundando cada vez mais no céu após o pôr-do-Sol. E assim, de fato, Mercúrio exibirá seu brilho bem acima de Júpiter e do céu laranja. 
_________________________________________________________________________________

Sonda Novo Horizonte

 Em janeiro de 2006, a sonda Novo Horizonte decolou da NASA para o espaço em direçao a Plutão. A sonda, de 450 quilos, deverá chegar ao planeta anão e também ao setélite natural de Plutão, chamado Caronte, em 2015, a fim de estudar, dentre outras coisas, a sua atmosfera e registrar as suas temperaturas. 
Fonte:NASA


Nenhum comentário:

Postar um comentário