Total de visualizações de página

VOCÊ SABIA ?


Plutão deixou de ser planeta ?

  Na verdade, ele somente mudou de categoria em 24 de agosto de 2006, na 26º Assembleia Geral da União Astronômica Internacional (UAI), quando se confirmou Plutão como planeta anão, junto com dois outros integrantes do Sistema Solar: Ceres, encontrado no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter, com
 diâmetro    de 950 quilômetros, e Éris (antes 2003 UB 313, conhecido como Xena).
  A mudança de categoria de Plutão para planeta anão gerou discussão entre os astrônomos, mas há possibilidade de aumentar o número de planetas anões, já que outros astros se encaixam nesse padrão de corpo celeste.

_______________________________________________________________



Será que a lua influência o nosso planeta? 


  Há quem duvide da influência da lua sobre nosso planeta, porém é evidente que sua força atrativa sobre as águas marítimas provoca movimentos de subida e descida no nível do mar, formando marés.
  As marés altas acontecem em intervalos regulares de 12 horas e 25 minutos.

_________________________________________________________________________________



Você já ouviu falar dos buracos negros?


  De acordo com a Teoria Geral da Relatividade, um buraco negro é uma região do espaço da qual nada, nem mesmo objetos que se movam na velocidade da luz, podem escapar. Este é o resultado da deformação do espaço-tempo causada por uma matéria maciça e altamente compacta. Um buraco negro é limitado pela superfície denominada horizonte de eventos, que marca a região a partir da qual não se pode mais voltar.
_______________________________________________________________


Qual é o combustível do Sol?


 O Sol é movido a hidrogênio, que se funde no calor do seu núcleo numa reação parecida com um reator atômico. Ele transforma hidrogênio em hélio. “A estrela produz 40 trilhões de megatons de energia por segundo“, diz o astrônomo Augusto Damineli, do Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo.

________________________________________________________________



O que são Galáxias?
   
   Uma galáxia é um grande sistema, gravitacionalmente ligado, que consiste de estrelas, um meio interestelar de gás e poeira e um importante mas insuficientemente conhecido componente apelidado de matéria escura. A palavra “galáxia” deriva do grego "galaxias" (γαλαξίας), literalmente "leitoso", numa referência à nossa galáxia, a Via Láctea . Exemplos de galáxias variam desde as anãs, com até 10 milhões de estrelas, até gigantes com 100 trilhões de estrelas, todas orbitando o centro de massa da galáxia.

_______________________________________________________________




   Como nasce uma estrela?
 
 As estrelas nascem nas nebulosas, que são imensas nuvens de gás compostas basicamente de Hidrogênio e o Hélio (os elementos mais comuns no Universo). Pode haver regiões da nebulosa com maior concentração de gases. Nessas regiões a força gravitacional é maior, o que faz com que ela comece a se contrair. Quando um gás se contrai, ele esquenta. Por isso a temperatura desses gases vai aumentando.


_________________________________________________________________________________




Por que as estrelas brilham?

  As  estrelas são enormes reatores de fusão nuclear. A quantidade enorme de massa que elas tem faz com que a força gravitacional seja imensa, o que por sua vez aumenta a pressão e a temperatura, ao ponto do gás que forma as estrelas entrar em reação de fusão nuclear. As estrelas parecidas com o Sol estão transformando hidrogênio em hélio. Outras estrelas maiores realizam outros tipos de fusão, de forma que todos os elementos que você vê ao seu redor uma vez estiveram em um núcleo de estrela.

________________________________________________________________________________________

           
 Por que a semana tem sete dias?


  São necessários sete dias, aproximadamente, para a Lua ir de uma fase a outra,e parece que esse foi o motivo para a semana ter sete dias. Esta divisão era, ainda na antiguidade, quase universal. Na Roma antiga era chamada “Septmana”-sete manhãs. Os babilônios talvez tenham sido os primeiros a utilizá-las. .Esta prática, muito antiga, já era usada pelos babilônios. Foi adotada pelos romanos e outros povos europeus influenciados por estes.


______________________________________________________________                                                     
  O que são exoplanetas?

Um exoplaneta  é um planeta que orbita uma estrela que não seja o sol e, desta forma, pertence a um sistema planetário distinto do nosso. Até 14 de abril de 2012, havia 763 exoplanetas detectados. Embora a existência de sistemas planetários há muito tem sido de aventado, até a década de 1990 nenhum planeta ao redor de estrelas da sequência principal havia sido descoberto. Todavia, desde então, algumas perturbações em torno da estrela atribuídas a exoplanetas gigantes vêm sendo descobertas com telescópios mais possantes.                             ______________________________________________________________

Por que a Lua tem tantas crateras?

Ao contrário da Terra, ela não possui uma atmosfera para frear ou desintegrar os meteoros que se dirigem à sua superfície. Resultado: esses corpos celestes acabam atingindo o solo lunar com força total, causando buracos que variam conforme a dimensão e a forma de cada um. A maioria das grandes crateras da Lua foi formada por uma tremenda chuva de meteoros ocorrida há cerca de quatro bilhões de anos, que atingiu todo o Sistema Solar. "Foi tamanho o fenômeno que deixou as luas de Júpiter e Saturno com os mesmos tipos de marcas", diz o astrônomo Augusto de Minelli, da USP. A maior parte das crateras da Lua fica em sua face oculta, pois a Terra atraiu os meteoros que iriam atingir a face visível.                                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário